Os dois chefes de Estados tomaram esta posição após um encontro de trabalho que tiveram em Brazaville, República do Congo, no qual trocaram impressões sobre os últimos desenvolvimentos relacionados com a mudança inconstitucional de Governo na República Gabonesa, ocorrida aos 30 de Agosto de 2023.
Em comunicado, os dois Chefes de Estado, sublinharam a necessidade da convocação de uma Cimeira Extraordinária da CEEAC com o objectivo de dotar a organização de uma liderança, afim de evitar o vazio jurídico e de garantir a continuidade das suas actividades, tendo em conta os eventos ocorridos na República Gabonesa.
“Os dois chefes de Estado condenaram veementemente a tomada de poder pela força, tendo apelado ao respeito pela integridade física de Sua Excelência Presidente Ali Bongo Odimba e de sua família, bem como das altas entidades das instituições do Estado”, realça o comunicado.
De acordo com o documento, os dois Presidentes exortaram também “a todos os atores a privilegiarem o diálogo político, como forma de preservar a paz, a unidade e a serenidade do povo gabonês”.