O Presidente João Lourenço, reafirmou o compromisso do governo com a diversificação econômica e o desenvolvimento social, destacando esforços significativos para melhorar a produção interna de bens e serviços.
Em mensagem de ano novo à nação, o Presidente enfatizou a importância de programas que fomentam a produção agropecuária e pesqueira como meios de aumentar a oferta de alimentos e reduzir seus preços.
Lourenço salientou que o governo continua a investir fortemente no setor social, incluindo a construção de várias unidades hospitalares e infraestruturas escolares para todos os níveis de ensino. A admissão e formação de profissionais qualificados na saúde e educação são vistas como essenciais para o bom funcionamento desses equipamentos sociais, observou.
Além disso, o Presidente destacou os esforços do governo para aumentar a disponibilidade de energia e água potável, assim como melhorar e expandir a rede rodoviária e ferroviária nacional. Também mencionou investimentos públicos na construção de centralidades e políticas que promovem a autoconstrução dirigida, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos angolanos.
João Lourenço reconheceu o papel do Estado como grande empregador, especialmente nos setores da saúde, educação e ensino. No entanto, com a diversificação da economia, o setor empresarial privado e o autoemprego, impulsionados pela formação técnico-profissional, são vistos como parceiros vitais no emprego.
O Presidente convocou todos os cidadãos a se empenharem e participarem ativamente no processo produtivo e nos setores vitais da sociedade, como parte de um projeto comum para tornar Angola um país de oportunidades para todos e reiterou o compromisso com a paz e a reconciliação nacional, elementos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social e a prosperidade do país.