A UNITA está a ser acusada de mentir o eleitor quando diz que os seus deputados têm devolvido à Assembleia Nacional os carros protocolares e de apoio atribuídos por este órgão.
Recentemente, a Assembleia Nacional iniciou a entrega de veículos Lexus luxuosos aos deputados, um movimento que gerou discussões intensas nas redes sociais e entre o público angolano.
Em resposta às críticas e ao escrutínio público, o Grupo Parlamentar da UNITA (GPU) emitiu um comunicado esclarecendo a sua posição e os detalhes relacionados ao uso dos veículos.
Segundo o comunicado, os deputados têm direito ao uso de um carro protocolar e outro pessoal durante o seu mandato, e esses veículos são propriedade da Assembleia Nacional, não presentes pessoais. O GPU enfatizou que os carros são devolvidos à Assembleia Nacional no final ou interrupção do mandato do deputado.
No entanto, surgiram alegações contrárias a esta afirmação, acusando a UNITA de mentir para o eleitorado. Críticos argumentam que, na realidade, os carros não têm sido devolvidos ao fim dos mandatos, contradizendo o que foi afirmado pelo partido.
Essas acusações colocam a UNITA em uma posição delicada, questionando a veracidade de suas declarações e comprometendo sua credibilidade perante o público.
Além disso, o GPU também tentou desviar a atenção das críticas, mencionando outros problemas nacionais como a dívida pública, a corrupção, e as recentes férias controversas do presidente da República nas Ilhas Seychelles. A UNITA afirmou que esses são os verdadeiros problemas que merecem a atenção do público.
A situação atual coloca em evidência a necessidade de transparência e responsabilidade por parte dos partidos políticos e seus representantes, especialmente em um contexto onde o uso de recursos públicos está sob intensa vigilância.
Na rede social Facebook, o pastor e político Noe Mateus, advertiu a UNITA que por questão de coerência não devia receber as viaturas.
“Não recebem e os carros fiquem lá na AN, simplesmente isso. Essa é a segunda ou terceira vez que a oposição vai nessa conversa. Se todos dizerem não, ninguém mais irá comprar esses carros luxuosos quando o povo ainda passa necessidades extremas. Angola é dos Angolanos, deixem os carros na AN.”
A UNITA, segundo Noe Mateus, não pode continuar a fazer comunicados e às escondidas receber os carros…D”eixem os carros lá e mostrem que são desnecessários nessa fase tão difícil que o povo vive! Queremos uma angola de todos.”
A controvérsia em torno da UNITA e a entrega de veículos de luxo aos deputados, só ganhou força porque o partido do Galo Negro tem sido muito critico em relação ao despesismo do governo suportado pelo MPLA.