O general Fernando Miala, chefe do Serviço de Inteligência angolano e o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José Massano, são citados por fonte competente como estando a travar uma luta silenciosa no sentido de influenciar o Presidente da República a nomear pessoas de sua confiança para controlar a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
Segundo a fonte, Miala quer colocar um PCA controlável, cujo nome ainda não foi apurado, e fazer da sua esposa, administradora da ANPG. Refira-se que a esposa do general, Ana Miala, é actualmente chefe da Direcção de Produção da ANPG.
Já Massano, quer tornar a sua esposa PCA da agência. Natasha Massano, actulmente é administradora Executiva da ANPG.
Segundo a fonte, o actual PCA, Paulino Jerónimo, envolvido em alguns escândalos financeiros, tem os dias contados e vai arrumar as botas para casa.
Na corrida ao cadeirão máximo da ANPG, está ainda um quadro da agência, Gerson dos Santos, que é administrador para área financeira da ANPG e ao mesmo tempo membro do Comité de Auditoria do MPLA. Gerson é também o indicado do partido para substituir o actual PCA da ANPG.