Na cerimónia fúnebre de Estado realizada em honra do ex-Presidente da Namíbia, Hage Gottfried Geingob, personalidades de destaque do continente africano, com destaque para o Presidente da República de Angola e atual Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), João Lourenço, reuniram-se para prestar uma última homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da luta pela libertação africana.
No Estádio da Independência, onde 18 Chefes de Estado chegados de todo o Mundo e 27 delegações oficiais, ao todo, renderam homenagem, em comunhão com o povo namibiano, a Hage Gottfried Geingob, o Presidente da Namíbia falecido no dia 4 deste mês. A cerimónia decorreu com diferentes momentos como celebração religiosa, mensagem dos filhos em nome da família e testemunhos de companheiros de luta do malogrado.
Em um discurso emocionante, João Lourenço destacou a vida e legado de Hage Geingob, descrevendo-o como um “irmão, amigo, camarada e companheiro de luta” cuja dedicação à liberdade, democracia e dignidade dos povos africanos, especialmente do povo namibiano, marcou profundamente a história contemporânea do continente.
Geingob foi elogiado por seu papel incansável na promoção do progresso e desenvolvimento, não só na Namíbia mas em toda a região da África Austral e o continente como um todo.
Lourenço enfatizou a importância de preservar e seguir o legado deixado por Geingob como uma referência para a realização dos objetivos da SADC e de toda a África, reconhecendo seus esforços na defesa da paz, estabilidade e segurança – pilares fundamentais para o desenvolvimento económico e social.