A Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, participou na cidade de Abuja, Nigéria, no evento que marcou o lançamento da Campanha “WeAreEqual/Somos Todos Iguais”, com o tema “Educação, uma ferramenta poderosa para a mudança: nenhuma menina deve ser deixada para trás”.
O evento promovido pela Primeira Dama da República Federal da Nigéria, Sua Excelência Senadora Olumeri Tinubu visa, no âmbito da Campanha da OAFLAD #WeAreEqual, contribuir para a eliminação do gap entre homens e mulheres apostando na Educação, Equidade e Oportunidade de Aprendizagem para Todos.
Neste contexto, pretende expandir a “Escola Secundária Alternativa para Meninas” em todos os estados da Nigéria, uma iniciativa que começou em 2007, que oferece uma 2ª oportunidade às jovens que já não estão no sistema de ensino por razões adversas (gravidez precoce, marginalização económica, casamento infantil, entre outras barreiras sociais) e querem continuar os seus estudos para realizarem os seus sonhos e aspirações, independentemente da sua idade.
Angola, se confronta ainda com muitos obstáculos que dificultam e impedem as mulheres em Angola e em toda a África a desenvolverem todo o seu potencial com – a falta de recursos humanos e materiais em algumas comunidades, as diferentes formas de violência e abuso contra as mulheres e o acesso limitado à educação, em particular, à educação das meninas, referiu Ana Dias Lourenço.
A campanha da OAFLAD “WeAreEqual/Somos Todos Iguais” tem como objectivo a promoção da equidade e a eliminação das disparidades de género em todo o Continente e transmite uma verdade essencial: “Somos iguais – e sempre fomos”. As Primeiras Damas dos Estados membros da União Africana, foram convidadas a lançar a campanha nos seus países durante o ano de 2024, em função de quatro pilares definidos: Saúde, Educação, Empoderamento Económico e Violência Baseada no Género.