Carolina Cerqueira defende reforço dos princípios de paz e multilateralismo em Genebra

Durante a reunião preparatória para a 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, realizada em Genebra, Suíça, nos dias 16 e 17 de maio de 2024, a Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, destacou a importância do fortalecimento dos princípios e valores em defesa da paz e do multilateralismo.

Em sua intervenção, Carolina Cerqueira enfatizou que a conferência, programada para 2025, ocorrerá em um contexto de múltiplas crises globais e regionais, incluindo segurança, alimentação, mudanças climáticas e igualdade de gênero. Estes desafios, segundo a Presidente, exigem uma resposta coordenada baseada em cooperação e solidariedade internacional.

A líder parlamentar angolana defendeu uma maior integração da diplomacia parlamentar no fortalecimento do multilateralismo e na promoção da paz. Ela destacou a importância de uma colaboração contínua entre governos e a sociedade civil e chamou atenção para a necessidade de inclusão dos jovens e o reconhecimento do papel vital das mulheres na política e na tomada de decisões.

Além disso, Carolina Cerqueira reiterou a importância dos parlamentos na governança local e global, na defesa dos direitos humanos e no fortalecimento do estado de direito. Também enfatizou a necessidade de garantir a segurança das pessoas, especialmente em situações de crise e desastres naturais, onde a vulnerabilidade se torna mais evidente.

A Presidente da Assembleia Nacional também reafirmou o compromisso de Angola e de suas instituições com os valores democráticos e a necessidade de instituições fortes e credíveis, conforme recomendado na 147ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP) realizada em Luanda em outubro de 2023, que marcou a eleição de Tulia Ackson, a primeira mulher africana a presidir esta significativa organização parlamentar.

Este posicionamento de Angola, segundo Carolina Cerqueira, demonstra o compromisso do país em estar na vanguarda da promoção da paz e do desenvolvimento sustentável, através de uma abordagem que valoriza o diálogo e a cooperação entre nações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *