O Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), João Lourenço, participou no domingo, no Estádio Polidesportivo de Malouzini, nas Comores, da cerimônia de investidura do Presidente Azali Assoumani, que inicia seu novo mandato de cinco anos.
Em seu discurso, Lourenço felicitou Assoumani pela reeleição, destacando-a como um reconhecimento do povo das Comores pelos esforços empreendidos em prol do desenvolvimento econômico, do progresso social e da prosperidade do país. “Tenho a firme convicção de que a sua reeleição é o reconhecimento do povo das Comores pela ação empenhada de Vossa Excelência no esforço de transformação do país”, afirmou Lourenço.
O PR angolano também expressou confiança na capacidade do presidente reeleito de superar os desafios futuros com seu “dinamismo e devoção às causas mais nobres dos comorenses”.
Além disso, estadista angolano destacou o compromisso da SADC com a democracia e a estabilidade regional, citando a regularidade das eleições livres e transparentes na região, que não costumam gerar contestações violentas. João Lourenço mencionou as eleições gerais previstas para este ano na Namíbia, Botswana, Moçambique e África do Sul, reiterando a expectativa de que os resultados sejam respeitados por todos os partidos concorrentes.
João Lourenço também expressou preocupação com a instabilidade e os conflitos armados em alguns Estados membros da SADC, incluindo Moçambique e a República Democrática do Congo, reiterando o apoio contínuo e a solidariedade da comunidade. A situação no Sudão foi igualmente motivo de apreensão para o líder angolano, devido ao crescente número de vítimas humanas e à destruição de infraestruturas, bem como ao impacto desestabilizador nos países vizinhos, enfrentando uma emergência humanitária.