João Lourenço, Presidente em exercício da SADC faz visita oficial ao Secretariado da organização e advoga mais investimentos no sector energético

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, chegou hoje às primeiras horas a Gaberone, Botswana, para uma visita oficial ao Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). A visita marca a continuidade da tradição do presidente em exercício da SADC visitar a sede da organização durante o seu mandato.

Desde agosto de 2023, João Lourenço ocupa a presidência rotativa da SADC, um mandato que tem a duração de um ano. Ele será sucedido por Emmerson Mnangagwa, Presidente do Zimbabwe. Na sede da organização, João Lourenço teve uma agenda intensa, interagindo com os quadros profissionais, visitando áreas essenciais do edifício e descerrando uma placa que registra a sua primeira visita ao local como presidente em exercício da SADC.

Em seu discurso durante um encontro com altos funcionários do Secretariado Executivo da SADC, João Lourenço destacou a necessidade de mais investimentos no setor energético por parte dos Estados-membros. Ele enfatizou a importância de explorar o grande potencial energético da região, mobilizando recursos financeiros para projetos de construção de barragens hidroelétricas, eólicas e fotovoltaicas, além de desenvolver linhas de transporte de energia entre os países.

“É dever dos Estados-membros explorar ao máximo o grande potencial energético de que a região dispõe”, afirmou João Lourenço. Ele destacou que Angola tem aumentado consideravelmente a oferta de energia elétrica, com um excedente que pode ajudar a suprir a crise energética em outros países da SADC. “Daremos um passo importante em matéria de integração regional se os nossos países mobilizarem recursos financeiros para a construção de linhas de transmissão de energia elétrica para a região”, sublinhou.

O Presidente da SADC também ressaltou a importância da mobilização de recursos para a ampliação e construção de infraestruturas rodoviárias. Segundo ele, estas são essenciais para o sucesso das trocas comerciais na região. Ele defendeu um plano robusto de construção e melhoramento de infraestruturas que permitam a interligação dos países membros, promovendo o comércio inter-regional e aproximando a região dos índices estabelecidos no Protocolo de Integração Regional.

“A facilitação do comércio inter-regional é um fator crucial de progresso e desenvolvimento. Devemos simplificar processos para o funcionamento normal da zona de comércio”, exortou João Lourenço.

Logo após sua chegada, o Chefe de Estado angolano foi recebido pelo secretário executivo da SADC, Elias Magosi, e visitou diversas áreas do Secretariado, incluindo a Biblioteca Julius Nyerere, onde teve a oportunidade de conhecer a coleção histórica da organização e realizar uma sessão de fotografia defronte ao edifício.

Durante sua estada em Gaberone, João Lourenço também terá um encontro bilateral com o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, para discutir questões de interesse comum entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *