Na última terça-feira, 15 de outubro de 2024, o Presidente da República, durante o seu discurso à nação, destacou que o desemprego e a habitação são problemas que afetam diretamente a juventude angolana, dificultando a realização de seus sonhos. “Nos últimos quinze anos, o setor público fez um esforço enorme para mitigar o défice habitacional que o nosso país tem, que continua alto”, afirmou.
O Presidente ainda mencionou que, apesar dos esforços do governo, os projetos habitacionais em curso nas províncias do Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Luanda, Lunda-Sul, Malanje e Zaire não serão suficientes para resolver o problema da habitação no país. “Precisamos de trabalhar para criar as condições para que o setor privado acredite no potencial do investimento imobiliário no nosso país. Continuamos a defender que um dos eixos importantes a considerar é o da autoconstrução.”
Coincidentemente, no mesmo dia 15 de outubro, a Administração Municipal de Belas, em Luanda, em parceria com empresas do setor imobiliário, anunciou o lançamento de um novo loteamento denominado Jardins de Belas, localizado no distrito urbano de Quenguela. O projeto faz parte de um esforço para disponibilizar terrenos em regime de autoconstrução, uma iniciativa que visa, segundo as autoridades, responder à carência de habitações.
No entanto, os preços praticados são considerados exorbitantes para a maioria dos jovens angolanos, muitos dos quais enfrentam a realidade do desemprego ou têm salários insuficientes para arcar com tais valores. Um jovem, interessado nos lotes, expressou sua frustração: “Os preços são impraticáveis. São terrenos milionários para jovens miseráveis. O resultado é que os terrenos acabarão ficando com as mesmas pessoas que sempre têm poder financeiro: governantes, empresários com ligações e seus parentes.”
Outro jovem, visivelmente indignado, acrescentou: “O tempo de lançamento do loteamento foi calculado para fins de propaganda, mas, na realidade, a juventude não vai se beneficiar em nada.”
De acordo com o site disponibilizado pela administração, os preços dos terrenos são os seguintes:
Dimensão dos Lotes:
- Lotes residenciais: 10,00 metros de frente por 30,00 metros de fundo, totalizando 300,00 m².
- Lotes comerciais: 15,00 metros de frente por 30,00 metros de fundo, totalizando 450,00 m².
Valores dos Lotes:
- Lotes residenciais de 300 m²: Kz 3.000.000,00.
- Lotes comerciais de 450 m²:
- Av. de Belas: Kz 6.500.000,00.
- Primeiras quadras com frente para a avenida exterior: Kz 9.500.000,00.
Condições de Pagamento: Durante os primeiros 90 dias, os pagamentos serão aceitos apenas à vista, com um desconto de 10% sobre o valor total. Após esse período, será exigido um sinal de 50%, e o saldo poderá ser pago em até cinco prestações mensais consecutivas.
Nesses valores ainda é acrescido o custo de Kz 31.000,00 referente à taxa de emolumentos.