Foi realizada em Luanda no início deste mês de Novembro a primeira biópsia renal pediátrica realizada em Angola. Trata-se de um projecto que teve início em 2022 em colaboração com o hospital genovês GASLINI, resultando na formação de 150 profissionais de saúde nos últimos anos.
Uma biópsia renal pediátrica foi realizada em Angola pela primeira vez. Este é um dos resultados do projecto de formação e colaboração realizado com o Hospital Gaslini, em Génova. A missão em Luanda, lavada a cabo entre os dias 4 e 8 de Novembro, foi o culminar de um projecto apoiado pela ENI e iniciado em 2022, em prol da formação dos quadros de saúde do Hospital Pediátrico David Bernardino.
“Formar o pessoal local para torná-lo autónomo”
Renato Botti, Director-Geral do Instituto Giannina Gaslini, explica: “Podemos dizer que estamos orgulhosos pelas melhorias significativas registadas depois da intervenção internacional dos Gaslini em termos de capacitação dos profissionais locais, como demonstra a realização da primeira biópsia pediátrica realizada nos últimos dias por profissionais angolanos.
Outro objetivo importante alcançado foi a melhoria na eficácia da utilização de medicamentos na prevenção e controle de infecções, que representam uma das questões críticas mais significativas. O programa foi desenvolvido nas áreas temáticas de hemato-oncologia, cirurgia, nefrologia e qualidade e segurança da assistência.
“O objectivo prioritário era treinar a equipa de profissionais local, apoiando-a para que pudesse torná-la autónoma e garantir o melhor atendimento possível aos pacientes pediátricos da capital angolana. O programa foi dividido em 12 missões em Luanda, conduzidas por especialistas experientes da Gaslini e em 13 estágios de pessoal angolano na policlínica pediátrica da Ligúria. Mais de 150 profissionais de saúde foram treinados ao longo de todo o projecto”, avançou Renato Botti.
A primeira biópsia pediátrica realizada em angola
No que diz respeito ao curso de formação em nefrologia, a direcção do Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda, manifestou a necessidade de instruir especialistas locais na técnica de biópsia renal, nunca antes realizada no país até agora.
Nesse sentido, em Outubro, dois nefrologistas e uma enfermeira passaram um mês em Génova na Unidade de Nefrologia do Instituto Gaslini, dirigida por Enrico Verrina, para adquirir conhecimentos úteis sobre esta prática. O objectivo era aplicar na prática o que tinha sido aprendido em Génova. Assim, sob a tutela e supervisão do especialista da Gaslini, Edoardo La Porta, foi realizada pela equipa angolana a primeira biópsia pediátrica em Angola, e que é simultaneamente a primeira realizada no sistema público de saúde angolano.
“A biópsia renal, explica Edoardo La Porta, nefrologista do Instituto Gaslini, é um procedimento de diagnóstico que nos permite analisar ao microscópio o tecido renal e fazer diagnósticos avançados de doença renal e, em seguida, estabelecer terapias adequadas. É uma técnica minimamente invasiva que deve ser realizada sob orientação de ultrassom para minimizar as complicações hemorrágicas relacionadas ao procedimento em si”.
“As crianças submetidas à biópsia no Hospital Pediátrico David Bernardino tinham síndrome nefrótica e nefrítica que estavam em terapia com cortisona há muito tempo. Graças aos resultados da biópsia, será possível melhorar seu caminho terapêutico com diferentes drogas e sobrecarregado com menos efeitos colaterais”, concluiu o responsável clínico genovês.