A Assembleia Nacional prestou hoje, 8 de Dezembro, uma homenagem solene às vítimas de acidentes e catástrofes naturais ocorridos no país, na Tanzânia e nas Ilhas Seychelles.
No início da 1ª Reunião da Plenária Extraordinária da 2ª Sessão Legislativa da V Legislatura, a Presidente da Assembleia Nacional (PAN), Carolina Cerqueira, solicitou um minuto de silêncio em respeito às vidas perdidas nas províncias de Cuanza-Norte, Huíla, Huambo e Luanda devido a acidentes de viação e desastres naturais.
Durante a sessão, Carolina Cerqueira também expressou solidariedade às famílias das vítimas dos eventos recentes na República Unida da Tanzânia e nas Ilhas Seychelles, onde tempestades e furacões causaram mortes e destruíram infraestruturas essenciais. A PAN informou aos deputados que mensagens de condolências foram enviadas em nome da Assembleia Nacional aos governos e povos destas nações afetadas.
A presidente recordou que, em uma reunião recente da Assembleia do Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada nas Ilhas Maurícias, houve um debate sobre o impacto adverso das mudanças climáticas na frequência e intensidade dos desastres naturais.
O fórum também discutiu maneiras de aprimorar a resposta a emergências diante desses desafios crescentes. A iniciativa da Assembleia Nacional sublinha a solidariedade de Angola com as nações irmãs da SADC e o compromisso em colaborar na mitigação e resposta a desastres naturais na região.