João Lourenço apela à unidade e ao fim dos conflitos no Dia da Paz e Reconciliação de África

No Dia da Paz e Reconciliação de África, o Presidente da República de Angola e Campeão da Paz e Reconciliação da União Africana, dirigiu uma mensagem ao continente, apelando à unidade, ao diálogo e ao compromisso de todos os africanos para a construção de uma África pacífica e próspera.

O Chefe de Estado enfatizou que, seis décadas após a independência das nações africanas, o continente ainda enfrenta desafios significativos devido a conflitos armados que afetam a estabilidade e dificultam o progresso. “Continuamos a observar, com muita tristeza, uma perigosa tendência para pormos de lado os valores da irmandade e da solidariedade africana”, alertou.

João Lourenço destacou a importância do diálogo e das soluções diplomáticas como única via aceitável para evitar guerras que perpetuam a pobreza e geram milhões de deslocados e refugiados. O estadista fez um apelo direto às lideranças africanas para que redobrem esforços em prol da reconciliação, com especial atenção para regiões como o Leste da República Democrática do Congo, o Sudão e o Sahel.

Além da resolução de conflitos, o Presidente angolano reforçou a necessidade de um compromisso coletivo para transformar a diversidade africana em força. “Coloquemos de lado as nossas diferenças e transformemo-las na nossa maior força, construindo juntos o caminho para a paz, a estabilidade e a segurança”, afirmou.

João Lourenço também enfatizou o papel fundamental dos jovens e das mulheres na materialização da paz e do desenvolvimento sustentável, exortando todos a colocarem seus recursos materiais, intelectuais e espirituais a serviço da reconciliação no continente.

Instituído pela União Africana em 2022, o Dia da Paz e Reconciliação de África tem como objetivo reforçar a cultura da paz no continente. Neste terceiro aniversário da data, a mensagem de João Lourenço ressoa como um chamado urgente para que os africanos superem divisões e consolidem um futuro de progresso, harmonia e respeito mútuo.

“Viva a África em Paz e Reconciliada!”, concluiu o Presidente na sua mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *