O Presidente João Lourenço, aproveitou seu discurso na 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU para destacar os avanços de Angola na recuperação de ativos e no combate à corrupção.
O chefe de Estado mencionou casos de sucesso, como a devolução de 2,5 bilhões de dólares americanos pelo Reino Unido, fruto de cooperação internacional no âmbito da luta contra a corrupção. Lourenço lamentou, no entanto, que nem todos os países estejam colaborando da mesma maneira, dificultando a recuperação de bens públicos desviados.
O presidente sublinhou que os recursos recuperados são essenciais para o desenvolvimento de infraestruturas, como escolas, hospitais e sistemas de energia e água, que impactam diretamente a vida das populações. Ressaltou que Angola continuará a lutar pela recuperação desses ativos, essenciais para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e melhorar as condições de vida do povo angolano.
João Lourenço também reforçou o compromisso de Angola com a paz, tanto internamente quanto em nível regional, enfatizando a experiência do país na resolução pacífica de conflitos e destacou o papel de Angola na mediação de conflitos na África, especialmente no leste da República Democrática do Congo, afirmando que não há paz sem diálogo e concessões mútuas, princípios que guiaram o processo de paz em Angola.