O “Enterro do Conde de Orgaz” e “A Flauta Dupla”, duas colecções compostas por 28 obras do renomado pintor espanhol, Pablo Picasso, estão à disposição dos amantes das belas artes, desde ontem, no Lubango, nas instalações do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED).
A exposição, aberta ao público de 14 de Agosto a 7 de Setembro, seis dias por semana, com visitas guiadas, é realizada com o apoio da ENSA, da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), detentora das colecções, da Embaixada de Espanha em Angola, da Universidade Internacional do Cuanza, da AJS Transportes e Logística, contando com o apoio institucional do Governo da Província da Huíla.
O grande objectivo da exposição é mostrar ao público, sobretudo aos mais jovens e aos estudantes, em particular os de arte e artistas plásticos, obras daquele que inovou as artes plásticas no mundo.
Cortou a fita o Governador da Província da Huíla, Engenheiro Nuno Barnabé Mahapi Dala, que se fez acompanhar com as Administradoras da ENSA, Matilde Guebe e Amália Quintão, pelo Presidente do ISCED do Lubango, Hélder Bahu, a Vice-reitora da Universidade Cuanza e representante da FUNIBER, Maria Rodríguez.
Durante a sua intervenção, a Administradora Executiva da ENSA, Matilde Guebe, frisou que há muito que a ENSA tem a ambição de descentralizar as suas iniciativas e realizar uma exposição de arte na Huíla, tendo surgido, entretanto, uma excelente janela de oportunidade para o fazer este ano, associando-a às festas da Nossa Senhora do Monte.
Estiveram presentes na abertura da Exposição Juízes dos Tribunais Supremo e da Relação, Presidentes do Conselho de Administração de várias Empresas Públicas e Privadas, membros do Governo Provincial da Huíla, Docentes e Discentes Universitários.