Prêmios Sirius indica gestor ligado a empresa de marimbondos

Os nomeados da edição de 2023 dos prêmios Sirius organizados pela consultora Delloite, foram apresentados nesta segunda-feira pelo corpo de jurados.

Entre os nomeados na categoria de gestor do ano, consta Edson dos Santos, CEO da Somoil, empresa ligada a Manuel Vicente, Albina Assis, José Carlos Paiva e Joaquim David. Estas figuras foram os principais players do desfalque que a Petrolífera SONANGOL, sofreu durante a Presidência de José Eduardo dos Santos.

A Somoil regista actualmente um crescimento exponencial, por via de aquisições de blocos de petróleo de companhias ocidentais que se encontram num processo de desinvestimento em Angola.

No entanto, as aquisições da Somoil tem sido feitas com dinheiro roubado da Sonangol pelos seus acionistas, principalmente por Manuel Vicente que tem estado aumentar a sua posição na estrutura da empresa.

Os parceiros de exploração, já começam a desconfiar da origem de fundos da Somoil.

Analistas consideram que a indicação de Edson Santos, a gestor do ano desacredita os prêmios que se querem tornar prestigiados.

Gestores de empresas cujos donos não tem idoneidade não deviam constar das nomeações, advoga um jurista ao Confidence News.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *