O Presidente da República de Angola, João Lourenço, chegou hoje a Harare, capital do Zimbábue, para participar na 44ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Esta cimeira marca a transição da presidência rotativa da SADC de Angola para o Zimbábue.
João Lourenço, que presidiu a SADC durante o último ano, será responsável por fazer o discurso de encerramento do seu mandato, destacando as conquistas e desafios enfrentados durante o seu período à frente do bloco regional. Em seguida, o Presidente do Zimbábue, Emerson Mnangagwa, assumirá a presidência, delineando a agenda que o seu país pretende seguir durante o próximo ano.
A chegada do Presidente angolano ao Aeroporto Internacional Robert Gabriel Mugabe foi recebida com honras, tendo sido acolhido pela Ministra dos Assuntos da Mulher, Comunidade, Pequenas e Médias Empresas, Senadora Monica Mutsvangwa. A cimeira acontece amanhã, dia 17 de agosto, e reúne líderes de toda a região para discutir questões cruciais para o desenvolvimento económico e político da África Austral.
Esta cimeira é vista como um evento significativo, especialmente pelo fato de marcar a continuidade e o fortalecimento da cooperação regional, num momento em que a SADC enfrenta desafios económicos e sociais. A liderança de João Lourenço foi elogiada por muitos, especialmente pelo foco na integração regional e na promoção da paz e estabilidade.