O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, prestou nesta terça-feira uma sentida homenagem ao General de Exército reformado João Luís Neto “Xietu”, falecido recentemente em Luanda por motivo de doença.
Acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado esteve presente no velório do veterano nacionalista no mesmo dia em que este foi a enterrar. A cerimónia de homenagem decorreu no Quartel-General do Exército, onde o Presidente da República depositou uma coroa de flores junto à urna do General Xietu, confortou os familiares enlutados e deixou uma mensagem de reconhecimento no livro de condolências.
“Com imensa tristeza e consternação tomei conhecimento do falecimento de João Luís Neto ‘Xietu’ […] A Pátria angolana perde um dos seus melhores filhos”, escreveu o Presidente João Lourenço.
João Luís Neto “Xietu” teve uma longa e honrosa carreira militar. Aderiu ao MPLA no final da década de 1960 e teve participação activa nos preparativos do 4 de Fevereiro, data que marca o início da Luta Armada de Libertação Nacional. Destacou-se como o primeiro Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), tendo alcançado o posto máximo da hierarquia militar: o de General de Exército.
Ao longo da sua carreira, foi condecorado com diversas medalhas e honras, em reconhecimento pelos seus feitos notáveis em prol da liberdade e soberania de Angola.