RDC e M23 iniciam nesta terça feira negociações diretas em Luanda

A capital angolana acolhe nesta terça feira, 18 de março, as negociações diretas entre a República Democrática do Congo (RDC) e o movimento rebelde M23. De acordo com um comunicado divulgado pela Presidência angolana, “todas as condições” para o início das conversações já estão criadas.

A delegação da RDC já se encontra em Luanda, enquanto a chegada da delegação do M23 está prevista para ainda hoje, segunda-feira. As negociações visam encontrar uma solução pacífica para o conflito armado que assola a região leste da RDC.

O M23 controla atualmente as capitais das províncias de Kivu do Norte e Kivu do Sul, áreas fronteiriças com o Ruanda e ricas em minerais estratégicos, essenciais para a indústria tecnológica e para a produção de telemóveis. O grupo rebelde tem sido apontado pela RDC e por países como os EUA, Alemanha e França como sendo apoiado pelo Ruanda.

O conflito em Kivu do Norte já resultou em mais de 8.500 mortes desde janeiro, segundo dados avançados pelo ministro da Saúde Pública da RDC, Samuel Roger Kamba, no final de fevereiro. A cidade de Goma e os seus arredores têm sido palco dos combates mais intensos, agravando ainda mais a crise humanitária na região.

As negociações em Luanda representam uma nova tentativa de pôr fim à violência e estabilizar o leste congolês, numa iniciativa que conta com o apoio de Angola, reconhecida mediadora na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *