O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, em decreto assinado esta segunda-feira, deu por findo o mandato de algumas das individualidades que integravam o Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.
Como noticiado pelo Confidence News na véspera, nos bastidores o general Fernando Miala, chefe do Serviço de Inteligência angolano e o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José Massano, travaram uma “luta” sentido de influenciar o Presidente da República a nomear pessoas de sua confiança para controlar a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
A notícia referia que Miala queria colocar um PCA controlável e fazer da sua esposa, Ana Miala, administradora da ANPG.
Na segunda feira, o Presidente João Lourenço, exonerou três dos membros do Conselho de Administração da ANPG, mantendo no cargo o PCA, Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo.
A saída de Jerónimo era esperada por conta de escândalos financeiros em que o seu nome está associado, segundo fonte deste portal.
O novo Conselho de Administração é composto por Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo, Presidente do Conselho de Administração; Artur Manuel Custódio, Administrador; Ana Rosa da Costa Nhanga Miala, Administradora; Nicola Isabel dos Santos Lemos de Mvuayi, Administrador e Alcides Fernandes Mendes de Andrade, Administrador.
César Paxi Pedro, Nataxa Alexandre Tavares Ferreira Monteiro Massano e Gerson Henda Baptista Afonso dos Santos, foram mandados para casa.