A ex deputada do MPLA, Tchizé dos Santos, mostrou-se critica em relação a indicação, nesta sexta feira, do jurista Esteves Hilário para substituir Rui Falcão no cargo de secretário para a Informação e Propaganda do MPLA.
Num áudio divulgado pela própria nas redes sociais, a filha do antigo presidente do MPLA José Eduardo dos Santos, sugere a mudança do nome do partido que governa Angola desde 1975.
“Os filhos de José de José Eduardo dos Santos que elevou o MPLA de 30 mil a 3 milhões de militantes, foi um grande histórico do MPLA, estão a ser perseguidos. Os filhos de pessoas da UNITA, foi indicado como secretário para Informação do MPLA”, comentou Tchizé, acrescentando que é melhor mudar o nome do partido.
“Vai ficar o quê? UNIPLA? Não sei”. Segundo a militante do MPLA que nos últimos anos afronta diretamente a liderança do seu partido, os filhos da UNITA estão a mandar enquanto os do MPLA estão a ser perseguidos.
Segundo o Club-K o falecido pai de Esteves Carlos Hilário, Pedro António Hilário, foi deputado à Assembleia Nacional pela UNITA na primeira legislatura. O pai, natural do Bembe, Uíge, conheceu Jonas Savimbi durante o GRAE nos Congos, e se reencontraram em 1992, em Angola.
Quando Uíge foi ocupado pela UNITA, após as primeiras eleições em Angola, Esteves Hilário viveu com a família nesta província, sua terra natal, até mais tarde ter se mudado para Luanda. No governo de João Lourenço, Esteves Hilário foi elevado a membro do Bureau Político do MPLA e deputado à Assembleia Nacional. Quando o caso veio à tona, Esteves Hilário apressou-se a negar qualquer conotação com a UNITA, o que desagradou um tio seu, Ernesto Joaquim Mulato, ex-Vice-Presidente da UNITA.