O Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) foi exonerado e confirma notícia divulgada pelo portal Confidence News no mês passado.
Esta mudança reflete um fortalecimento do controle do Ministro da Coordenação Económica, José de Lima Massano, sobre a instituição.
Até então administrador não-executivo, Leonel Felisberto da Silva foi nomeado para substituir João Salvador Quintas como Presidente do Conselho de Administração do BDA. Silva é antigo secretário de Estado do Tesouro. João Salvador Quintas, que anteriormente ocupava o cargo de Presidente do Conselho de Administração, agora assume a Comissão Executiva, substituindo Patrícia Bernarda Paiva D’Almeida da Cunha. Shinya Tavares Jordão permanece como presidente do Conselho Fiscal.
De acordo com informações, as mudanças no Conselho de Administração do banco eram esperadas, sendo que José de Lima Massano é apontado como estando por trás destas mudanças.
A maioria dos membros exonerados, incluindo Patrícia Cunha, foram indicados pelo antigo Ministro de Estado para a Coordenação Econômica, Manuel Nunes Júnior. Nos últimos três meses, o BDA operou em um regime de gestão provisória.