Tamara Franco recebeu o útero da irmã Bárbara, que, apesar de ser mais nova, já tinha sido mãe.
Jesus nasceu em março, aos sete meses de gestação, e já fez história em Espanha ao tornar-se o primeiro bebé do país a nascer de um útero transplantado. Também a mãe, Tamara Franco, fez história, em outubro de 2020, ao ser a primeira mulher de Espanha a fazer um transplante de útero.
Tamara, residente em Múrcia, nasceu sem útero devido à síndrome de Rokitansky, mas nunca desistiu do sonho de ser mãe, segundo revela, esta segunda-feira, o jornal espanhol ABC.
Esse sonho ficou mais perto da realidade, quando a 5 de outubro de 2020 a irmã Bárbara – que, apesar de ser mais nova, já tinha sido mãe – lhe doou o útero.
“Finalmente, o meu sonho tornou-se realidade. Foi um processo muito difícil, mas ao mesmo tempo muito bonito”, disse a mãe ao ABC.
O “sonho” de Tamara começou a realizar-se em 2014, quando viu na televisão uma notícia sobre uma mulher, de nacionalidade sueca, que se tornou a primeira em todo o mundo a dar à luz depois de ter recebido um transplante de útero. Segundo o ABC, a espanhola gravou a notícia e enviou-a à irmã, tendo ficado claro para ambas que iriam aproveitar o precedente da mulher sueca.
Seis anos mais tarde, Tamara recebeu o útero da irmã, no Hospital Clínic de Barcelona. Seguiram-se vários processos de reprodução assistida até conseguir engravidar.
Jesus nasceu a 10 de março de 2023 e é um “bebé saudável”.