Na cerimônia de posse do Ministro da Economia e do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, bem como do Secretário de Estado para o Ambiente, Yuri Valter de Sousa Santos, o Presidente João Lourenço expressou otimismo e destacou a importância de ambos os setores para o futuro do país.
O presidente enfatizou a relevância da economia na busca pela prosperidade nacional. “A economia é algo fundamental para nós. Todo o nosso trabalho, toda a nossa luta, é no sentido de organizarmos o melhor possível a nossa economia”.
O PR ressaltou a necessidade de diversificar as fontes de receita, promover a produção interna de bens e serviços e gerar mais empregos, especialmente para os jovens.
Quanto ao setor ambiental, o presidente destacou sua participação recente na COP 28, realizada no Dubai, ressaltando a importância global de abordar as ameaças ambientais. “O Ambiente é, igualmente, algo de muito importante para todos os governos do mundo, uma vez que é opinião unânime em como o nosso planeta está ameaçado pelos excessos dos homens”, alertou Lourenço.
O Presidente sublinhou a necessidade urgente de reverter os danos causados ao meio ambiente ao longo dos anos. “Chegou o momento em que o Ambiente se está a defender, agredindo-nos. Chegou o momento da inversão. Nós já agredimos demais e, neste momento, é o Ambiente quem nos está a agredir”, declarou o líder angolano.
João Lourenço manifestou confiança nas capacidades dos recém-empossados, solicitando o comprometimento deles na concretização dos objetivos propostos para a economia e a preservação ambiental. “Quer em relação à Economia, quer em relação ao Ambiente, contamos muito com o vosso saber, com o vosso empenho”, concluiu o Presidente Lourenço, encerrando a cerimônia com a expectativa de um futuro mais próspero e sustentável para Angola.