O Presidente João Lourenço destacou, nesta quarta feira, a relevância histórica e económica do Corredor do Lobito, uma das linhas férreas mais rentáveis do mundo nos anos 1970.
Durante uma cimeira multilateral de alto nível dedicada ao Corredor do Lobito, Lourenço enfatizou o compromisso de Angola com a estabilidade e o respeito pelas parcerias internacionais, além de sublinhar os benefícios econômicos e logísticos proporcionados pela infraestrutura.
“A otimização desta rota transcontinental reforçará o comércio mundial, reduzindo custos de transporte e tempo de frete entre os continentes americano, europeu, africano e asiático,” afirmou João Lourenço em seu discurso. O chefe de Estado angolano também destacou a integração do corredor ao contexto da Zona de Livre Comércio Continental Africana e sua importância no fortalecimento do comércio intra-africano.
A cimeira ocorreu no âmbito da visita oficial do Presidente norte-americano, Joe Biden, a Angola, reforçando a parceria entre os dois países. Biden reiterou o compromisso dos EUA com o desenvolvimento de infraestruturas africanas, anunciado durante a Cimeira de Líderes EUA-África, em 2022, e consolidado na declaração conjunta EUA-UE na Cimeira do G20 de 2023.
Outro ponto de destaque foi o contrato de concessão do Corredor do Lobito, assinado em 2023, envolvendo um consórcio privado com reconhecida experiência. A infraestrutura é vista como uma peça-chave para impulsionar a economia da região da SADC e da África Oriental, promovendo setores como agricultura, mineração e indústria.
O evento também contou com a presença dos Presidentes República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia e do Vice-Presidente da Tanzânia.