A Assembleia Nacional da República de Angola condenou o acto terrorista ocorrido em Ancara, junto à sede do Parlamento turco, ontem, dia 1 de Outubro de 2023, data prevista para abertura de mais uma sessão legislativa do Parlamento da República da Turquia.
Em nome dos deputados angolanos, a Presidente da Assembleia Nacional da República de Angola, emitiu uma nota de apoio e de solidariedade ao povo e ao Parlamento turco, condenando este trágico incidente.
A Assembleia Nacional repudia veementemente todo e qualquer ataque que coloca em risco a integridade da democracia representativa dos estados democráticos, e encoraja o povo turco, as instituições do estado, em especial os representantes do Parlamento turco a prosseguirem imprescindivelmente com a defesa da ordem constitucional instituída naquela república, escreveu.
O Parlamento angolano e o Parlamento turco mantêm laços frutíferos de cooperação interparlamentar fundados por boas relações de amizade e de troca de experiências em prol da consolidação do estado democrático de direito e da preservação, promoção e estabilidade de instituições fortes democráticas, pela promoção da paz e da justiça.