O Presidente da República, João Lourenço, manifestou profunda consternação pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido no dia 21 de Abril de 2025, no Vaticano.
Em nota oficial, o Chefe de Estado dirigiu uma mensagem de condolências a Sua Eminência Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, no Vaticano.
Na sua mensagem, o Presidente João Lourenço descreve o desaparecimento físico do Papa Francisco como “um duro golpe para o mundo” e uma perda inestimável para os cristãos católicos, sublinhando que o Sumo Pontífice foi uma das grandes esperanças na edificação de uma sociedade mais justa, pacífica e solidária.
“O Papa Francisco foi um líder comprometido com a paz, com a justiça social e com os mais desfavorecidos”, afirmou o estadista angolano, que também destacou a coragem do Pontífice em reformular abordagens tradicionais da Igreja e enfrentar temas sensíveis da atualidade com sensatez e espírito de inclusão.
João Lourenço reconheceu o papel relevante do Papa Francisco como intérprete atento das inquietações do mundo moderno, elogiando as suas posições firmes que contribuíram para uma Igreja mais aberta à diversidade e ao diálogo.
Em nome do Executivo angolano e em seu nome pessoal, o Presidente apresentou “as mais sentidas condolências” ao Estado do Vaticano e a todos os fiéis da Igreja Católica, expressando também solidariedade neste momento de luto global.
A morte do Papa Francisco marca o fim de um pontificado profundamente marcado pelo compromisso com os pobres, o meio ambiente, o diálogo inter-religioso e a renovação da Igreja.