O Presidente da República, João Lourenço, enviou, neste domingo (09), uma mensagem de condolências ao seu homólogo namibiano, Nangolo Mbumba, e ao povo da Namíbia, lamentando profundamente o falecimento do antigo Presidente namibiano, Samuel Shafiishuna Daniel Nujoma, conhecido como Sam Nujoma. O ex-estadista faleceu no dia 8 de fevereiro de 2025.
Na sua mensagem, João Lourenço expressou o pesar do Executivo angolano e do povo de Angola pela perda de uma figura histórica que dedicou sua vida à construção de uma nação forte, democrática e próspera.
O Chefe de Estado destacou o papel fundamental de Nujoma na edificação do país e na consolidação de bases sólidas para o progresso e bem-estar dos namibianos.
O Presidente angolano também ressaltou a importância da contribuição de Sam Nujoma para a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), onde desempenhou um papel determinante no fortalecimento da integração regional e no desenvolvimento da zona austral do continente.
João Lourenço solicitou que seus sentimentos de pesar fossem transmitidos à família enlutada, aos amigos do malogrado e ao povo namibiano, reafirmando a solidariedade de Angola neste momento de dor e luto.