Sassou N`Guesso e João Lourenço condenaram veementemente o golpe de Estado no Gabão

Os dois chefes de Estados tomaram esta posição após um encontro de trabalho que tiveram em Brazaville, República do Congo, no qual trocaram impressões sobre os últimos desenvolvimentos relacionados com a mudança inconstitucional de Governo na República Gabonesa,  ocorrida aos 30 de Agosto de 2023.

Em comunicado, os dois Chefes de Estado, sublinharam a necessidade da convocação de uma Cimeira Extraordinária da CEEAC com o objectivo de dotar a organização de uma liderança, afim de evitar o vazio jurídico e de garantir a continuidade das suas actividades, tendo em conta os eventos ocorridos na República Gabonesa.

“Os dois chefes de Estado condenaram veementemente a tomada de poder pela força, tendo apelado ao respeito pela integridade física de Sua Excelência Presidente Ali Bongo Odimba e de sua família, bem como das altas entidades das instituições do Estado”, realça o comunicado.

De acordo com o documento, os dois Presidentes exortaram também “a todos os atores a privilegiarem o diálogo político, como forma de preservar a paz, a unidade e a serenidade do povo gabonês”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *