O campeão mundial da Liga Ares Fighting Championship, na categoria de 61 Kgs, em Artes Marciais Mistas (MMA), o angolano Demarte Pena pretende defender o título, em Novembro próximo, no país.
A informação foi prestada, hoje (quarta-feira), em Luanda, à imprensa pelo próprio lutador, após audiência pela secretaria de Estado para o Desporto, Teresa Ulundo, para avaliar a intenção e o seu vínculo agora nas lutas pela Liga Ares, em França.
Segundo o competidor de MMA, que ainda não conhece o próximo adversário, nem a cidade no país, onde possivelmente possa efectuar o combate, é a realização do seu “sonho” de defender o cinturão em Angola.
Acrescentou que, a sua equipa técnica e promotores estão a trabalhar no sentido de encontrar um adversário à altura, para o evento, por isso, a vinda ao Ministério da Juventude e Desporto, para pedir o apoio institucional.
O 13 vezes campeão mundial da especialidade, explicou que o pedido foi bem recebido pela secretaria de Estado para o Desporto, que garantiu todo apoio para que a competição se concretize em Novembro, com excelência.
Por sua vez, a secretaria de Estado, Teresa Ulundo, reconheceu que o encontro com o lutador foi para dar as boas vindas, sendo uma oportunidade que o Ministério da Juventude e Desportos teve para ouvir as suas pretensões.
Ainda de acordo com a responsável, foi uma forma pessoal de constatar as intenções de Demarte Pena, e felicitar pelos 13 títulos que conquistou a nível da modalidade de MMA.
“Escutamos atentamente sobre os seus sonhos e perspectivas, para juntos traçarmos os caminhos que este possa seguir na sua carreira e atingir os objectivos. O próprio traçou e também uniu-se a federação do nosso país, que pediu ajuda a este nível”, disse.
Quanto ao “sonho” do atleta em realizar o combate no país, Teresa Ulundo, salientou que o Ministério vai apoiar, não só institucionalmente, como também na preparação do evento, em Novembro.
Admitiu que o MMA já tem muitos outros campeões e seguidores e o Ministério quer proporcionar aos seguidores e campeões a oportunidade de ver uma competição ao mais alto nível em Angola.
Residente na África do Sul, em mais de 20 anos, o pugilista angolano Demarte Pena chegou a Luanda, nesta terça feira, para uma etapa de diplomacia desportiva, apresentação de projectos e reencontro com a família.
Depois de ter feito história ao sagrar-se campeão mundial da 12ª edição do ARES Fighting Championship, cujo título foi disputado em Paris, na França.
De 33 anos de idade, Demarte Pena, também apelidado de The Wolf o “Lobo”, no passado dia 17 de Fevereiro venceu por decisão unânime o seu oponente argelino, Elias Boudegzadame, em Dôme, na capital francesa. No passado dia 11 de Maio, bateu o Frances Mehdi Saddi, quando revalidou o título a coroa.
Trata-se do 13° combate vencido pelo lutador angolano de artes mistas mais reconhecido internacionalmente, somando apenas uma derrota, em 14 combates disputados.
O atleta é dos melhores lutadores de MMA do mundo e mantém a invencibilidade no EFC com 13 títulos. Demarte Pena ostentava, igualmente, o título mundial de Extreme Fighting Championship Worldwide (EFC-Worldwide).
Fonte: Angop