Rui Mingas “era um homem de múltiplas facetas e cuja trajectória impactou positivamente a vida das angolanas e angolanos” diz Carolina Cerqueira

A Presidente da Assembleia Nacional (PAN), Carolina Cerqueira, expressou profundo pesar pelo falecimento de Mingas, que ocorreu em Lisboa, realçando que Angola está de luto pela perda de uma figura proeminente e multifacetada que deixou uma marca indelével no país.

Ruy Mingas, conhecido carinhosamente pelo mesmo nome, dedicou-se desde cedo à luta pela libertação de Angola da opressão colonial. Sua trajetória abrangeu várias áreas, incluindo política, diplomacia, desporto e, notavelmente, a cultura nacional.

Como membro da Comunidade Parlamentar angolana, Mingas serviu como Deputado durante a IV Legislatura da Assembleia Nacional de 2017 a 2022, contribuindo significativamente na Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos, lembra a PAN.

Reconhecido como um músico incontestável, Mingas foi um dos autores do Hino Nacional de Angola e criador de canções emblemáticas como “Meninos do Huambo”, “Birin Birin”, entre outros. Sua obra e seu legado cultural permanecerão vivos na memória coletiva do país.

Carolina Cerqueira, em nome da Assembleia Nacional e em seu nome, estendeu sentimentos de pesar à família de Mingas, especialmente à sua esposa e filhos, e reforçou a importância de honrar seu legado com os valores que ele promoveu em sua música: “liberdade e união, justiça, trabalho e paz e Angola no coração”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *