Além de Luanda, Huíla, Cunene e Lunda-Sul, províncias como do Uíge e do Zaire reportaram, igualmente, casos de conjuntivite.
Mais da metade das províncias do País já reportou casos de surto de conjuntivite. Esta semana, Benguela juntou-se às províncias com registos da doença, reportando onze casos de conjuntivite hemorrágica.
As autoridades sanitárias de Benguela informaram que os cidadãos diagnosticados com a doença tiveram passagens pelas províncias de Luanda, Huíla, Cunene e Lunda-Sul.
Ernesto Ussengue, director clínico do Centro Oftalmológico de Benguela, detalhou que os três primeiros casos de conjuntivite hemorrágica registados na província foram notificados a 2 de Março, durante um acampamento religioso.
Além de Luanda, Huíla, Cunene e Lunda-Sul, províncias como do Uíge e do Zaire reportaram, igualmente, casos de conjuntivite, sendo a última a que registou oficialmente os primeiros casos da doença no País.
A conjuntivite hemorrágica e epidérmica é a inflamação da membrana transparente que reveste interiormente o olho. Ela tem como sinais olhos avermelhados e inflamados, sensação de areia e sensibilidade anormal à luz.
Como medida preventiva, as autoridades sanitárias aconselham a lavagem frequente das mãos, evitar aglomerados, não esfregar os olhos e evitar a partilha de toalhas, a fim de se cortar a cadeia de transmissão.
Fonte: Economia e Mercado